Você quer entender mais sobre o bloqueio de nervo periférico e onde realizá-lo em São Paulo?
O bloqueio de nervo periférico é um tipo de infiltração eficaz no controle da dor.
Ele consiste na administração de anestésicos e anti-inflamatórios ao redor de um nervo ou grupo de nervos periféricos específicos, com o objetivo de bloquear temporariamente a condução dos sinais nervosos.
Assim, essa técnica deve ser considerada quando outras formas de tratamento mais conservadoras não se mostram eficazes.
O que é o Bloqueio de nervo periférico?
O bloqueio de nervo periférico é uma técnica empregada por profissionais de ortopedia e fisiatria para tratar problemas de dor em diferentes partes do corpo.
Nesse procedimento, aplicamos uma injeção contendo anestésico e/ou anti-inflamatório diretamente nos nervos afetados, com o objetivo de temporariamente interromper sua atividade.
Essa ação bloqueia a transmissão dos sinais de dor provenientes da região tratada, proporcionando alívio para o paciente.
Essa abordagem é utilizada para o controle da dor em diversas condições médicas e, geralmente, seus efeitos tornam-se mais notáveis alguns dias após o procedimento.
O que o bloqueio de nervo periférico trata?
Inicialmente, é importante compreender que este procedimento não visa curar uma condição.
Na realidade, utilizamos o bloqueio de nervo periférico para diversos problemas relacionados à dor em diferentes partes do corpo, com intuito de amenizá-la.
Essa técnica visa aliviar diferentes tipos de desconforto, como por exemplo:
Então, devido ao fato desta técnica não curar a patologia em si, ela deve ser coadjuvante a outras abordagens.
Quais são os benefícios do bloqueio de nervo periférico?
Os bloqueios realizados são muito eficazes em proporcionar um alívio significativo da dor, permitindo que o paciente retome suas atividades diárias sem limitações.
Entretanto, é importante enfatizar que esse procedimento deve ser parte de um plano de tratamento mais abrangente. Dessa forma, deve-se combinar esse tratamento com outras abordagens terapêuticas indicadas pelo especialista.
Outra vantagem desse procedimento é a possibilidade de evitar ou adiar a necessidade de recorrer a uma intervenção cirúrgica.
Quando o bloqueio de nervo periférico é necessário?
De maneira geral, recomenda-se esse procedimento para pacientes que enfrentam dor crônica e quando as abordagens de tratamento mais conservadoras não surtem efeito.
Então, indicamos as injeções diretamente nas raízes nervosas e seus ramos, com o objetivo de bloquear a dor.
Onde fazer o bloqueio de nervo periférico em São Paulo?
Conforme mencionado, o bloqueio de nervo periférico é uma modalidade de infiltração, ou seja, uma técnica que deve ser realizada com cautela.
Normalmente, o procedimento tem duração aproximada de 30 minutos e o paciente é liberado no mesmo dia.
Apesar do bloqueio ser considerado um procedimento seguro, é extremamente importante que seja executado por um profissional experiente.
Então, caso você precise realizá-lo ou ficou com alguma dúvida, entre em contato e marque uma consulta com um de nossos especialistas!
Responsável Técnico: Dr. André Kirihara | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.